Tuesday, November 1, 2016

Open Access Journal: Hélade

[First posted in AWOL  3 November 2009. Updated 1 November 2016]

Hélade
ISSN: 1518-2541
Hélade é uma publicação eletrônica semestral voltada para os estudos da Antiguidade Ocidental e Oriental. Fundada em 2000, época em que a maioria dos periódicos especializados adotava o suporte impresso, a revista se propunha a difundir as pesquisas acadêmicas de especialistas em Antiguidade exclusivamente através da internet. Após um período de inatividade, Hélade retorna em uma nova série, sob a responsabilidade do Núcleo de Estudos de Representações e de Imagens da Antiguidade (NEREIDA), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade Federal Fluminense.
Nesta nova etapa, mantivemos a proposta original de reunir debates interdisciplinares com especialistas das áreas de História, Arqueologia, Antropologia, Filosofia e Filologia. Admite-se como norte a construção de um espaço de divulgação do saber acadêmico pautado pela isonomia, pelo respeito à diversidade teórico-metodológica e pela valorização de novos objetos e temas de pesquisa. Nossa proposta é ampliar o diálogo, criando um espaço que reúna pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ultrapassando fronteiras. Mais do que divulgar novas pesquisas, desejamos buscar a integração de interessados no estudo da Antiguidade nessas diversas áreas, fomentando novos debates.
 LINHA EDITORIAL | EDIÇÕES ANTERIORES | EXPEDIENTE | NORMAS DE PUBLICAÇÃO
EDIÇÕES DA SÉRIE ANTIGA


 
 
NOTA
Estas edições reproduzem os artigos publicados na primeira série da Revista Hélade. Originalmente, a maioria dos artigos estava disponível no corpo do antigo site, em formato HTML. Como essa prática editorial caiu em desuso, iniciamos um movimento de reedição tanto para o resgate da memória do periódico quanto para sua adequação ao formato atualmente praticado. Observa-se, contudo, que os trabalhos foram reproduzidos sem qualquer intervenção em termos de conteúdo, permanecendo, desta forma, regidos pela norma ortográfica então vigente e pelas perspectivas dos autores à época da redação. Também mantivemos as informações pessoais inalteradas, a despeito de eventuais mudanças de titulação ou filiação institucional que possam ter ocorrido ao longo desses anos. O mesmo se aplica às informações relativas aos conselhos, indicados em cada edição tal como foram compostos à época.
Os Editores
 
Volume 1 - Número 1 (2000)
 
Volume 1 - Número 2 (2000)
 
Volume 2 - Número 1 (2001)
 
Volume 2 - Número 2 (2001)
 
Volume 2 - Número Especial (2001)
 
 
Volume 3 - Número 1 (2002) Volume 3 - Número 2 (2002) Volume 4 (2003-2004) Volume 5 (2005)  

No comments:

Post a Comment