Saturday, June 29, 2019

Open Access Journal: Kléos: Revista de Filosofia Antiga

 [First postes in AWOL 28 February 2013, updated (at a new webhost/URLs) 29 June, 2019]

Kléos: Revista de Filosofia Antiga
ISSN 2236-0077  
http://www.pragma.ifcs.ufrj.br/img/lira.gif
Kléos, revista de publicação anual do Programa de Estudos em Filosofia Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro, destina-se à divulgação de trabalhos concernentes à Filosofia Antiga e áreas afins.


SUMÁRIO


Apresentação
7
As artes do discurso e o “naturalismo” cínico: tema e variações de uma anedota filosófica • Olimar Flores Júnior
17
Aristófanes e a arte de construir o cómico • Maria de Fátima Silva
49
O estatuto discursivo de “tò geloîon” na República de Platão • Maria das Graças de Moraes Augusto
83
Ética poética: a contingência e a ação na tragédia segundo Aristóteles • Luisa Buarque de Holanda
113
Pregar a convertidos: qual o gênero da Apologia de Sócrates? • Jacyntho Lins Brandão
137
A persuasão de Górgias: a persona platônica no palco ateniense • Adriano Machado Ribeiro
153
Arte e retórica: da medicina à retórica platônica • Admar Costa
177
A tekhnología de Platão: o caso do FileboMarcelo P. Marques
195
O argumento do bêbado, do louco e do dormente por Platão, Cícero e Sexto Empírico • Alice Bitencourt Haddad
209
A presença do neoplatonismo de Leão Hebreu na Ética de Spinoza • Ulysses Pinheiro
227
Sobre o estilo epistolar e aforismático de Epicuro • Markus Figueira da Silva
247
Artes de Gramática para o ensino do grego em Portugal: Clenardo e João Jacinto de Magalhães (séculos XVI-XIX) • Carlos Morais
259
Entre aristotelismo e lição experimental no magistério jesuítico: discurso científico no advento da Ciência Moderna • Margarida Miranda
291
Interdisciplinarity as a way of life • Michael Chase
313
 

 
RECENSÕES BIBLIOGRÁFICAS
A questão de Sócrates: uma introdução de Ekkehard Martens • Cesar de Alencar
335
Acadêmicos versus pirrônicos de Roberto Bolzani Filho • Alice Bitencourt Haddad
341
 
NORMAS EDITORIAIS
351















No comments:

Post a Comment