Thursday, September 22, 2022

Open Access Journal: Anais de Filosofia Clássica

[First posted in AWOL 8 July 2009. Updated 22 September 2022]

Anais de Filosofia Clássica
ISSN 1982-5323
Page Header Logo
Os Anais de Filosofia Clássica publicam semestralmente textos de filosofia clássica submetidos ao seu conselho editorial internacional e trabalhos selecionados apresentados nos seminários e simpósios do Laboratório OUSIA de Estudos Clássicos da UFRJ e seus parceiros.
Os manuscritos são submetidos à avaliação cega de pares.
Principal via de discussão filosófica e filológica do Laboratório OUSIA junto a centros de pesquisa em filosofia e filologia clássica de universidades em vários países, a revista visa integrar em sua linha editorial os rumos e resultados desta colaboração. 

v. 15, n. 30 (2021): Tempos na Antiguidade II

A sabedoria dos antigos, no que diz respeito à questão do tempo, foi o tema do VIII Simpósio Internacional OUSIA de Estudos Clássicos: O Problema do Tempo na Antiguidade, ocorrido entre os dias 22 e 31 de março de 2021, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e da FAPERJ - Projeto Inteligências Ancestrais. 
O presente número completa o volume 15 da revista e reúne alguns dos trabalhos apresentados no simpósio, além de contar com a participação de pesquisadores que atenderam à chamada para escrever sobre o tema, e também artigos submetidos livremente à avaliação contínua. 
Um dos objetivos do encontro foi trazer para o momento atual as inteligências ancestrais e seus ensinamentos, em um resgate das tradições que nos constituem e em uma tentativa de compreender melhor o tempo presente, a vida presente a partir dessas sabedorias antigas. Marca este Volume 15 a ampliação do espectro da Antiguidade para além dos estudos clássicos greco-latinos, com reflexões acerca da tradição de oralitura yorùbá.
Neste número, explorou-se, em três artigos, o oriki de Èsù que serviu de inspiração ao VIII Simpósio: "Èṣù matou um pássaro ontem, com a pedra que atirou hoje" (Èṣù pa ẹyẹ láná pẹ̀lú sọ li òkúta lóní). Carlos Veloso trouxe elementos da oralitura yorùbá para pensar conceitualmente o tempo a partir dos orikis, itans e epítetos do orixá. Neste sentido, não apenas o conteúdo mas também as formas da tradição oral serviram ao desenvolvimento da análise. O artigo de Luisa Buarque sobre o tempo usa o mesmo oriki como um dispositivo hermenêutico para pensar algumas dimensões do tempo em narrativas de mitos selecionados nos diálogos Timeu, Crítias e Fedro, de Platão. Verônica Costa apresenta e analisa os elementos de composição exuxíaca da tragédia Penteu de Fernando Santoro.
Contamos também com artigos sobre a definição de tempo e o modo como este é percebido em Aristóteles; o primeiro de Rafael de Souza e o segundo de Gabriel de Souza. O dossier sobre as concepções do tempo na Antiguidade termina com o artigo de Ester de Macedo acerca das meditações Agostinianas na Cidade de Deus e nas Confissões.

Fechando o número, na seção de submissões livres, Luiz Menezes trata da passagem do anel de Gyges na República de Platão e Nestor Cordero analisa a definição de “discurso" (lógos) e “verdade" (alétheia) no Sofista de Platão e mostra como esta definição é uma resposta à teoria dos nomes em Antístenes e um retorno às concepções homéricas. O autor discute a teoria da correção dos nomes e da verdade discursiva, situáveis respectivamente nos âmbitos antepredicativos e predicativos da linguagem.
A revista, que continua recebendo artigos e resenhas em fluxo contínuo, traz no próximo volume contribuições sobre os discursos antigos sobre a alma.

Editores convidados: Cristiane Azevedo e Luan Reboredo

Sumário

Artigos

Carlos Henrique Onà Veloso
PDF
1-18
Luisa Severo Buarque de Holanda
PDF
19-34
Verônica Costa
PDF
35-60
Rafael Cavalcanti de Souza
PDF
61-73
Gabriel Moraes Dias de Souza
PDF
74-96
Ester Pereira Neves de Macedo
97-110

Artigos - Varia

Luiz Maurício Bentim da Rocha Menezes
111-129
Nestor Cordero
130-145

See AWOL's List of Spanish/Catalan/Portuguese Open Access Journals on the Ancient World

    No comments:

    Post a Comment