|
V. 6 - N. 2 • 2018 /// OP-ED: O Museu Nacional vive? (Thereza Baumann) /// ARTICLES: Seu tesouro são penas de pássaro: arte plumária tupinambá e a imagem da América (Amy Buono) • Curiosa melancolía: spleen y tradición clásica según William Stukeley (Andrés Gattinoni) •
O conceito de macrocosmo e microcosmo nas ilustrações medievais
(Jefferson de Albuquerque Mendes) • Winckelmann e sua inserção no
ambiente das artes em Roma (Claudia Valladão de Mattos Avolese) •
Sylvio de Vasconcellos: a influência de Lúcio Costa e a crítica
modernista à arquitetura colonial em Minas Gerais (Rodrigo Espinha
Baeta - Juliana Cardoso Nery) • Os bens culturais no território da
Diocese de Limeira: conhecimento, salvaguarda e difusão (João Paulo
Berto) /// DOCUMENTS: Homens extraordinários de Florença de 1400 em diante (Antonio di Tuccio Manetti - Patricia D. Meneses)
|
|
V. 6 - N. 1 • 2018 /// OP-ED: In defense of the classical tradition: How the humanities make a difference today (Claire Farago) /// ARTICLES: When the story is yours but the brush stroke is mine:
Replication practice seen through the lens of seventeenth-century
sources (Patricia Zalamea) • O gênio e o
copiador de cavalos ou Almeida Reis e Chaves Pinheiro: Originalidade e
cópia na escultura brasileira oitocentista (Alberto Martín Chillón) •
Arte, uso e imitación desde la perspectiva colonial: La formación de
sujetos políticos (Carmen Fernández-Salvador) • Caixas de espelho e
pentes da Itália Setentrional do Trecento e do Quattrocento: Cópias ou variações? (Flavia Galli Tatsch) • Derrota, deserção, desespero: Dario III e o exército persa no Mosaico de Alexandre (Thiago
do Amaral Biazotto) • Tornar visível o invisível: A materialização
plástica da Encarnação de Cristo através da iconografia do Menino Jesus
em representações da Anunciação (Clara Habib de Salles Abreu) • The
Academy of the Blenio Valley self-fashioning identity in the Milanese Cinquecento (Gabriela Paiva de Toledo)
|
|
V. 5 - N. 2 • 2017 /// OP-ED: História da arte pra quê? (Ana Magalhães) /// DOSSIER "FRANCISCO DE HOLANDA 500 ANOS":
Apresentação (Maria Berbara e Raphael Fonseca) • O tradutor para
castelhano dos tratados de Holanda: Manuel Dinis (c. 1505-1565?)
(Rafael Moreira) • Originalità dell’opera Da fábrica que falece à cidade de Lisboa (1571) per lo studio dell’architettura (Maria Luiza Zanatta de Souza) • Entre o registro e a imagem: O Álbum das antigualhas de Francisco de Holanda (Rogéria Olimpio dos Santos) • Come de l’antico Apelle: Francisco de Holanda e a construção da imagem de Michelangelo entre os anos de 1550 (Renato Menezes Ramos) /// ARTICLES:
O olho e as ideias: Uma indagação sobre as representações filosóficas
do Renascimento (José Emilio Burucúa) • Modelos de Antiguidade na
teoria musical do Tardo-Renascimento: De Pitágoras a Aristóxeno de
Tarento (Maya Suemi Lemos) /// DOCUMENTS: Degas escultor, Degas pintor: Confissões de vida e arte (Alexandre Ragazzi)
|
|
V. 5 - N. 1 • 2017 /// OP-ED: Retreat from the global (Frederick M. Asher) /// DOSSIER "ABY WARBURG E SUA TRADIÇÃO": Apresentação (Cássio Fernandes) • De Arsenal a Laboratório: Fragmento de uma autobiografia (Maurizio Ghelardi) • Idea vincit!
Algumas imagens tangenciais à elipse de Aby Warburg (Norval Baitello
junior) • A coleção de fotografias da Primeira Guerra Mundial do
Arquivo Warburg: Conclusões de uma primeira abordagem (Leão Serva) •
Aby Warburg e o problema da mudança do estilo na arte do Renascimento
(Cássio Fernandes) • Warburg, Pathosformel e a gestualidade na arte grega: algumas reflexões (José Geraldo Costa Grillo) • Warburg, a História da Arte e o Quattrocento
italiano (Patrícia D. Meneses) • Atlas de la iconografía de inspiración
europea (de la Antigüedad al Renacimiento) en la arquitectura civil,
pública y privada, de la ciudad de Buenos Aires (1880-1930) (José E.
Burucúa / Nicolás Kwiatkowski) • A história da cultura e a
temporalidade das formas culturais: Johan Huizinga e Aby Warburg
(Naiara Damas) • O elemento estético das representações históricas:
Johan Huizinga e as imagens na história da cultura (Renato Ferreira
Lopes) • Ernst Cassirer em Hamburgo (Serzenando A. Vieira Neto) •
Composição em contraponto – Notas sobre a relação entre Aby Warburg e
Edgar Wind em seus estudos sobre o Renascimento (Rhuan Fernandes Gomes)
• “A tract for the times”: As Reith lectures de 1960 por Edgar Wind (Ianick Takaes)
|
| N. 4 • 2016 /// ARTICLES:
Charles V’s death: crafting words and images for the second Caesar
(Juan Luis González García) • Retratos do caráter: auctoritas e
controvérsia nas práticas letradas francesas modernas (Luiz César de Sá
Júnior) • A reflection on the reception of Giovanni Paolo Lomazzo’s
Idea del Tempio della Pittura (Gabriela Paiva de Toledo) • Une
allégorie de la mémoire du monde ? « Le Bibliothécaire » d’Arcimboldo
et la culture artistique du Cinquecento (Renato Menezes Ramos) • A
tradição dos ciclos narrativos na cultura cristã: dos temas bíblicos
aos santos medievais (Aldilene Marinho César Almeida Diniz) /// DOCUMENTS: De Arsenal a Laboratório (1927), de Aby Warburg: apresentação e tradução (Cássio Fernandes)
|
|
N. 3 • 2015 /// DOSSIER
"COLEÇÃO EVA KLABIN": Apresentação (Marcio Doctors) • O ideal da beleza
apolínea: Considerações sobre a noção de cópia na arte romana (Evelyne
Azevedo) • O Descanso na Fuga para o Egito de Adriaen Isenbrandt da
Fundação Eva Klabin: Notas sobre sua atribuição e iconografia (Maria
Berbara) • Gianfrancesco Romanelli, a idade de ouro Barberini e a
pintura barroca em Roma no Seiscentos (Elisa Byington) • A iconografia
mariana no Cinquecento italiano e flamengo e o debate em torno do
Maneirismo (Fernanda Marinho) • Devoção por imagens: Pinturas e culto
privado na Itália entre os séculos XIII e XV (Tamara Quírico) • O Marte
de Giambologna: Sobre o colecionismo de modelos preparatórios e
estatuetas de bronze (Alexandre Ragazzi) /// ARTICLES: Bernardino
Poccetti’s ceiling of the loggia in Palazzo Marzichi-Lenzi: An
iconological study (Liana De Girolami Cheney) • Titien, poète de
l’entre-deux mondes: pour une nouvelle approche de la Vénus du Pardo
(Emmanuel Ussel) • The anthology of Mannerism and the rhetoric category
of Eugenio Battisti’s L’antirinascimento (Fernanda Marinho) • À la
recherche des Donatello perdus, de Florence à Berlin (Neville Rowley) •
Les quatre représentations de La mort d’Ophélie d’Eugène Delacroix
(Luciana Lourenço Paes)
|
|
N. 2 • 2014 /// DOSSIER "ILLUSTRAZIONE SCIENTIFICA":
Le ragioni di un incontro (Luciano Migliaccio) • Dipingere fiori,
scrivere scienza (Lucia Tongiorgi Tomasi) • Lo studio e la
raffigurazione della natura all’interno degli ordini religiosi: alcuni
esempi dell’età moderna (Giuseppe Olmi) • América: los innumerables
lazos entre ciencia y arte. De Gonzalo Fernández de Oviedo al siglo XIX
(Mario Sartor) • El lenguaje visual de la ciencia en la España del
siglo XVIII (Jesusa Vega) • Algunos ejemplos de la ilustración
científica en América: otro diálogo con Europa (Patricia Londoño Vega)
• O manuscrito Retratos de varias Aves tirados ao Natural de Luís Nunes
Tinoco (1666) (Miguel Figueira de Faria) • O porquê do escorpião e o
estudo da tradição emblemática na arte colonial latino-americana
(Renata Maria de Almeida Martins) • Canteiro em tela: velhos portugas
entre riscos e traças (Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno) /// STUDI VARI: Cavalier d’Arpino and
Cesare Ripa’s Iconologia: ut pictura poesia (Liana De Girolami Cheney)
• Almeida Reis, Michelangelo e o destino do artista (Renato Menezes
Ramos) • The difficult rebirth of the herm bust (Daniela Gallo) • La
difficile réception de la tradition académique française au Brésil
(Elaine Dias) • Il contrapposto fra Michelangelo e Raffaello nelle
“Vite” di Giorgio Vasari. Unità e molteplicità dei modelli (Luiz
Marques)
|
|
N. 1 • 2013 /// DOSSIER "GIORGIO VASARI":
Sui contesti politici delle Vite di Giorgio Vasari (Massimo Firpo) •
Dietro la Torrentiniana. Alcune radici dell’impianto storiografico e
critico delle “Vite” di Giorgio Vasari (Silvia Ginzburg) • Giorgio
Vasari’s Fine Arts: Neoplatonic Visualization of Invention, Imitation
and Beauty (Liana De Girolami Cheney) • Vasari e la supremazia toscana
nell’architettura papale della seconda età (Patricia Dalcanale Meneses)
• Vasari biografo di se stesso (Luciano Migliaccio) • Vasari e la parte
di Michelangelo (1543-1550) (Luiz Marques) • Giorgio Vasari e i modelli
plastici ausiliari: sforzo dissimulato, apparente facilità (Alexandre
Ragazzi) • Giorgio Vasari e l’edizione delle “Vite”: tra Benedetto
Varchi e Vincenzo Borghini (Elisa Byington) /// STUDI VARI:
Lambert Lombard et Lambert Suavius. Encore sur leurs débuts et leur
voyage en Italie (Nicole Dacos) • Images of heroism and martyrdom:
borrowings from the Vatican Laocoon during the early modern period
(Maria Berbara) • Roberto Longhi e Giulio Carlo Argan. Un confronto
intellettuale (Luiz Marques) /// RECENSIONI: Resenha:
Gauvin Alexander Bailey, The Andean Hybrid Baroque. Convergent Cultures
in the Churches of Colonial Peru (Notre Dame, Indiana: University of
Notre Dame Press, 2010) (Renata Maria de Almeida Martins) /// TESTO DI RIFERIMENTO:
De Venere et Cupidine expellendis Carmen (Ioannis Francisci Pici
Mirandollae) • L’attacco di Giovanni Francesco Pico della Mirandola
alla “Venus felix” e alla Stanza della Segnatura (Luiz Marques)
|
No comments:
Post a Comment